Blog

Senhor, ensina-nos a orar!

"orar demanda disciplina pessoal, dormir menos, jejuar ou comer menos, estar a sós ou pelo menos ficar em silencio; enfim, tudo o que a oração requer a nossa carne não é naturalmente afeiçoada." (Pr. Carlos R. Paiva)

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR!

 

Pr. Carlos R. Paiva

      

"Quanto mais oração há no mundo, melhor o mundo será, mais forte será a força contra o mal em todos os lugares. A oração, em uma das fases de seu funcionamento, é um desinfetante e um preventivo. Ela purifica o ar; controla o contagio do mal. A oração não é algo intermitente e efêmero; não é uma voz que exclama sem ser ouvida, ou que passa despercebida no silencio. É uma voz que entra pelos ouvidos de Deus e que vive enquanto os ouvidos divinos estiverem abertos às suplicas santas, enquanto o coração de Deus estiver aberto às coisas sagradas. Deus molda o mundo por meio da oração. As orações são imortais. Os lábios que as proferiram podem ser fechados pela morte, o coração que a sentiu pode ter deixado de bater, no entanto, as orações vivem perante Deus, e o coração de Deus bate por elas. As orações perduram além da vida daqueles que as proferiram; perduram além de uma geração, sobrevivem além de uma era, perduram um mundo" (Edward M. Bounds).

 

E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos (Lucas 11.1).

 

Muitas frases já saíram da boca das pessoas desde que o homem foi criado, mas essa proferida por um dos discípulos do Senhor, é uma daquelas que sai e entra para história.

 

Senhor ensina-nos a orar.

 

O discípulo pediu ao Senhor para ensiná-los a fazer o que seria mais importante e decisivo para o futuro deles como representantes dele após o seu retorno aos céus. Com certeza esse foi um mover do Espírito Santo no coração daquele irmão, digo isso porque orar não é a maior paixão da nossa carne. Porque orar demanda disciplina pessoal, dormir menos, jejuar ou comer menos, estar a sós ou pelo menos ficar em silencio; enfim, tudo o que a oração requer a nossa carne não é naturalmente afeiçoada.

 

Se aquele discípulo pediu para que o Senhor os ensinasse a orar, acredito que esse deva ser o nosso primeiro pedido de oração, o número 1 da nossa lista. Por que como iremos orar sem cessar se não sabemos orar? Alguém poderá responder dizendo que o Espírito Santo já intercede por nós, então não há razão para preocupar-se com esse tema, isso é verdade quando se refere a orar sobre os mistérios do coração de Deus. Isso somente o Espírito Santo pode fazer, porque Ele conhece a mente e os planos estratégicos de Deus. Mas em lugar alguma nas escrituras diz que Ele assume o nosso lugar na oração e na intercessão em favor das coisas conhecidas. Isso é obrigação ou dever espiritual meu e teu.   Se eu ou você não comparecermos ao nosso tempo e local de oração ele ficará vazio.

 

As orações que deveriam sair da minha e da sua boca e do seu coração não sairão da boca de outra pessoa, cada um tem o seu chamado individual para a oração.

 

A oração congregacional ou em grupo é importante, mas jamais substituirá a oração pessoal e a sós na presença Pai; que ouve quem com o coração quebrantado o busca, que com fervor a Ele ora, que por Ele clama por socorro e que do céu aguarda pacientemente a resposta que a seu tempo chegará.

 

A oração deve ser empreendida à luz dessas quatro premissas bíblicas:

 

- É uma ordem:

“Vigiai e orai” (Mateus 26.41).

 

- É uma convocação:

“Quero, pois, que os homens orem em todo lugar” (1 Timóteo 2.8).

 

- É um apelo:

“Orem uns pelos outros” (Tiago 5.16).

 

- É uma missão:

“Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5.17).

 

Vemos que a oração é um mandamento para o crente em Jesus, O Senhor foi claro quanto a esse mandamento, quando disse; Vigiai e ora. Mas é também uma convocação carregada de paixão, comoção, desespero e de um sentido de urgência.

 

Para ajudá-lo em seus primeiros passos em sua vida de oração eu gostaria de propor um modelo simples de oração, que encontra respaldo no que Jesus fez e ensinou aos seus discípulos.

 

1. Decida ter um tempo diário e contínuo de oração. Lucas 22:39-47

 

2. Retire-se para um lugar para estar a sós com o Senhor. Mateus 6.6

 

3.  Leve a sua bíblia e fique na expectativa de ouvir voz de Deus através das Sagradas Escrituras. Salmos 5:3

 

4.  De um tempo ao Espírito Santo para que este te sonde e traga à sua mente algum pecado que possa estar escondido no teu coração. Salmos 26:2

 

5. Se houver pecado confesse e peça perdão ao Senhor e se comprometa a pedir perdão a quem você ofendeu e a restituir a quem você tenha defraudado. Lucas 19.8

 

6. Ore, suplique e interceda como alguém que precisa e deseja desesperadamente o que está pedindo e buscando. 1 Samuel 1.9-11

 

7. Deixe o Espírito Santo te conduzir a um tempo de adoração, louvor e ações de graça.  Números 11.24-26

 

8. Mova-se em oração, súplicas e intercessão por aquilo que já está em tua mente e pelos novos motivos trazidos ao teu coração pelo Espírito Santo, durante esse tempo na presença de Deus. Atos 12.1-17

 

9. Termine com um momento de adoração. 2 Crônicas 20.17-19

 

10.  Antes de ir para as suas atividades, tire uns momentos para tomar nota do que você recebeu enquanto estava na presença do Senhor. Essas palavras serão de grande valor para o seu dia e algumas delas para o teu futuro.

 

Ao compreender o valor e a importância da oração o meu e o teu desafio é começar a orar hoje. É uma escolha, é uma decisão é um movimento espiritual.

 

 

O texto “O Propósito Da Oração” foi extraído com permissão do livro Os Tesouros da oração, publicado pela editora Orvalho.com – Curitiba. O Pr. Edward McKendree Bounds (1835-1913) foi ministro da Igreja Metodista e autor de onze livros, nove dos quais sobre oração.

 

Compartilhe este blog

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Contato

Rio Grande do Sul

Grupo de Whatsapp (53) 98141-5868

Siga-nos

Seminário Teológico Finney Programa de Ensino, Capacitação, Treinamento e Mobilização Missionária.